Qual o benefício de uma cortina de ar?


A cortina de ar isola os ambientes interno e externo com uma barreira de fluxo continua, permitindo que estabelecimentos comerciais, por exemplo, trabalhem com portas abertas, evitando a fuga de carga térmica refrigerada, diminuindo consideravelmente o desperdício de energia.



O que um sistema de expansão direta e indireta?


No sistema expansão direta o FR expande-se em contato com o ar do ambiente climatizado. Exemplo: ar condicionado janela, self, splits. No sistema expansão indireta utiliza-se de um fluido intermediário para climatizar o ar. Exemplo Fan-coil-chiller.


Qual a diferença de um split de um self?


Além das questões construtivas, a principal diferença situa-se no fato de que no split o compressor fica situado na unidade condensadora externa. Já no aparelho do tipo self o compressor fica junto da unidade evaporadora. Os splits são desta forma mais silenciosos.


Como pode ser realizada uma avaliação de custo versus benefício na compra de um equipamento de refrigeração?


A avaliação deve-se dar em termos da análise do custo inicial e do custo operacional do equipamento. O custo operacional envolve o custo de energia elétrica e de manutenção. Um equipamento mais barato na compra pode ter um consumo de energia tão elevado que a economia ganha poderia ser compensada em dois anos, por exemplo, por outro mais econômico.