O QUE É UM SPLIT?


Um split é um sistema de climatização que tem como característica principal a separação do ciclo de refrigeração em uma unidade interna e em uma unidade externa (condensadora). A ligação entre estas unidades deve-se a uma tubulação que leva o F.R. vapor para o condensador e de outra que traz o F.R. líquido para o evaporador. O condicionador de ar split leva este nome por te sido originado do sistema do ar condicionado de janela e divido em dois equipamentos. Sendo assim, o split é composto por duas unidades: a que fica no ambiente interno (evaporadora) e a outra que fica no ambiente externo (condensadora), como se pode ver nos exemplos ao lado.


Estas duas unidades estão ligadas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante e do dreno. O dreno é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido à condensação da umidade do ambiente interno. As condensadoras (unidades externas, podem ter saída de ar através de descarga vertical (conforme desenho acima) ou descarga horizontal (como mostra o desenho anterior)

Tipos de splits


Existem vários tipos de split, o mais comum é o Hi-Wall. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quadri).



‣ Split Hi Wall (clique para ler)
‣ Split Window
‣ Aparelhos Compactos de Janela
‣ Multi Split
‣ Split piso teto ou cassete
‣ Split Dutado
‣ Sistema VRV Inverter
‣ Sistema Fan Coil Chiller
‣ Ventilação e Exaustão
‣ Cortina de Ar

Alguns Trabalhos